Arquivo

.

Arquivo Mensal março 2023

CFC – NOTA DE ESCLARECIMENTO – Grupo Americanas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) vêm a público esclarecer o pronunciamento divulgado em 12/01/2023 sobre o caso do Grupo Americanas. Leia a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) – não obstante o pronunciamento divulgado em 12/1/2023 acerca do caso Americanas, ocasião em que comunicaram a abertura de procedimentos no âmbito da fiscalização do exercício da profissão contábil, e devido à ampla repercussão do assunto na mídia e em toda a sociedade brasileira – vêm, por meio da presente nota, apresentar esclarecimentos e informações complementares.

1. Na condição de entidade normatizadora e fiscalizadora do exercício da profissão contábil, tão logo teve ciência dos fatos pela mídia, o Sistema CFC/CRCs providenciou a instauração do regular procedimento fiscalizatório sob competência do CRCRJ, órgão responsável pela fiscalização profissional no âmbito da jurisdição da sede do Grupo Americanas.

2. Seguindo o rito processual fiscalizatório regular, o CRCRJ emitiu notificação inicial aos profissionais e às empresas envolvidas, a fim de prestarem os esclarecimentos preliminares sobre os fatos ocorridos.

3. Caso seja detectada a existência de inconsistências técnicas ou infrações ao Código de Ética Profissional, será procedida a autuação dos profissionais e das empresas responsáveis, garantindo-se o direito ao contraditório e à ampla defesa dos autuados. Diligências complementares poderão ser necessárias antes do processo ser concluso para relato e julgamento nas câmaras de fiscalização do CRCRJ, em primeira instância, e no CFC, em segunda e última instância recursal.

4. Caracterizada a infração e apurado o grau de responsabilidade dos profissionais envolvidos, as penalidades poderão partir de advertência reservada, censura reservada ou censura pública, passando por multa, suspensão ou até cassação do registro profissional.

5. O fato é que o ambiente de negócios está cada vez mais complexo, e a contabilidade acompanha essa evolução para melhor compreensão e representação da realidade das operações. O Brasil, desde 2010, adota oficialmente o padrão internacional de contabilidade International Financial Reporting Standard (IFRS), editado pelo International Accounting Standard Board (Iasb) e implementado em mais de 130 países. As empresas de auditoria independente também incorporaram as práticas internacionais de auditoria editadas pela International Federation of Accoutants (Ifac) e consubstanciadas em normas aprovadas e editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

6 Crises envolvendo empresas não são inéditas no ambiente global e, em geral, decorrem de questões operacionais ou conjunturais, mas nunca são generalizadas nem impactam todos os negócios com a mesma intensidade, ainda que integrem o mesmo segmento.

7 A Contabilidade é uma profissão pujante, alicerçada em uma ciência sólida e em um ambiente normativo globalizado que se atualiza para identificar, interpretar as transações praticadas no mercado e bem representá-las nos demonstrativos contábeis. O profissional da contabilidade atua como agente de transformação social, contribuindo para o desenvolvimento do país, assessorando empresas e entidades no cumprimento das suas obrigações e atuando na melhoria do ambiente de negócios.

8 Acrescenta-se ainda que, em regra, todas as empresas possuem uma estrutura de governança corporativa em que estão inseridas a contabilidade e a auditoria, mas que também abrangem a diretoria, o conselho de administração, o comitê de auditoria e o conselho fiscal, que, juntamente com os órgãos públicos de regulação e de fiscalização, têm o seu papel, a sua responsabilidade e o seu compromisso no exercício das respectivas funções.

9. Enquanto as sindicâncias instauradas seguem os trâmites processuais, os Conselhos fiscalizam, diligenciam e garantem à sociedade o cumprimento da função institucional, ao apurar os fatos ocorridos no âmbito da contabilidade e da auditoria.

Dessa forma, continuamos vigilantes na apuração de eventuais irregularidades e na defesa intransigente da profissão e da ciência contábil. Não admitiremos que fatos isolados sejam utilizados para desmerecer o esforço de milhares de contadores e técnicos em contabilidade que exercem, com dinamismo e competência, essa honrosa profissão.

Aécio Prado Dantas Jr.

Presidente do CFC

Samir Nehme

Presidente do CRCRJ

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

História de Carreira Palmira Leão – Ex-Presidente do CRC-RR

Desde muito nova conheci a contabilidade através do Curso Técnico de Contabilidade. Foi a minha opção no ensino médio e após veio a escolha do Curso Superior que para mim não teve nenhuma dificuldade pois já estava me familiarizando com os conteúdos contábeis.

No período da Faculdade trabalhava em funções administrativas num órgão público, já concursada de nível médio. E o que me diziam era que o Curso de Ciências Contábeis iria me proporcionar muitas oportunidades nos concursos públicos.

Assim me mantive firme neste propósito e vim para Roraima, incentivada pela família, nesta busca.

Meu primeiro concurso foi para Professora na Universidade Federal de Roraima. Após aprovada começou o desafio de iniciar uma carreira nova (o da educação superior) e o que me motivava era o gosto pela Contabilidade. Procurava fazer com que os alunos entendessem que as teorias contábeis são bases para as boas práticas contábeis, e principalmente para as boas ações sociais.

Passei muitos anos ensinando e também me aprimorando profissionalmente. Tive a oportunidade de fazer o curso de Mestrado em Contabilidade e Controladoria na Universidade de São Paulo e esse foi o grande divisor de águas na minha carreira como profissional da contabilidade.

Fui servidora do Estado também concursada para Auditora Fiscal e sempre mantive firme o meu propósito de continuar a ministrar e coordenar cursos e projetos na área contábil agregando também a área tributária.

E quando eu pensava que a aposentadoria era o meu destino veio a provocação por parte de ex-alunas e amigas da profissão para me candidatar a Presidência do CRCRR.

O desafio foi aceito e a ousadia na composição da nossa Chapa 2, foi de ter todas as Vice-Presidentes mulheres. Conseguimos nos eleger. Somos referência no Brasil, por termos conseguido este feito e iniciamos uma nova caminhada, a da Gestão no Sistema CFC-CRCs.

Após 2 anos na Presidência do CRCRR fui escolhida para a ser a representante do CRCRR no Conselho Federal onde sou membro da Câmara Técnica, que tem com uma das atribuições a atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade.

O que fica de toda essa trajetória profissional é a gratidão por ter recebido tantas oportunidades e ter aproveitado todas elas. Algumas que deram certo e outras que foram grandes aprendizados. Muitos amigos conquistados e muita realização pessoal em ver e acompanhar o futuro promissor de muitos de meus ex-alunos.

História de Carreira Audry Torres – Atual Presidente do SESCON-RR

Quando iniciei minha carreira na contabilidade, logo tive a oportunidade de viver do empreendedorismo, e abracei a causa, através de uma dica de minha mãe, para empreender, e com isso, já se passaram 18 anos, entre trabalhar na área e estar à frente de uma empresa.

Tão logo, percebi o quanto é uma profissão importante, porém desprestigiada e com pouca representatividade feminina, não me conformei e arregacei as mangas (risos).

Com os anos entendi que precisava levar novas ideias, movimentar, fazer-me presente e apoiar as ações que poderiam dar uma nova performance do que é ser uma profissional contábil.

Buscar o protagonismo no empreendedorismo contábil, não é uma tarefa fácil, afinal, estar atenta aos números, liderar, gerir, cuidar da família, sem deixar de lado a sensibilidade feminina é uma missão que carrego na minha rotina diária com intensidade e amor.

Procurei me especializar, e manter-me atualizada, fiz duas pôs graduações, em auditoria e um MBA em Contabilidade em IFRS, atualmente sou aluna mestranda, e hoje conduzo uma empresa de contabilidade, uma de gestão de negócios e recrutamento, e estou à frente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Pericia, Assessoria e Informação – SESCON RR.  Escolher esse caminho, é escolher uma vida com emoção, é viver e respirar o empreendedorismo contábil, além de exercer um papel importante sobre a vida e os negócios de quem empreende e anseia pelo seu conhecimento.