Autor

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Arquivo do autor:%s Repost

CURSO DE CONTABILIDADE PARA MPE

Introdução

A implementação das normas NBC TG 1001 – Contabilidade para Pequenas Empresas e NBC TG 1002 – Contabilidade para Microentidades representou uma significativa mudança no cenário normativo para as Microentidades e Pequenas Empresas (MPEs).

Dados estatísticos revelam que mais de 95% das empresas no Brasil estão sujeitas a essas normas, evidenciando a relevância do tema para o mercado.

Nesse contexto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresenta um curso elaborado para capacitar os profissionais a compreenderem as atualizações trazidas pelas normas e auxiliá-los na sua implementação.

Este curso oferece uma valiosa oportunidade de atualização de conhecimentos e aprimoramento de habilidades, além de servir como um recurso de consulta confiável. Os vídeos foram organizados por seção (das normas) para facilitar a localização dos tópicos e divididos em parte teórica e prática de cada uma das duas normas.

SAIBA MAIS: http:// https://cfc.org.br/tecnica/curso-mpe/

III Convenção de Contabilidade de Roraima

A III Convenção de Contabilidade de Roraima terá como tema “Inovação, Sustentabilidade e Transformação de Ponta a Ponta”, que irá proporcionar uma grande experiência, com as tendências e inovações de mercado, além de trazer oportunidades de networking, diferencial competitivo para os negócios e para os profissionais Contábeis de Roraima.

O maior evento da classe contábil do Estado já tem tema e data marcada, e você, profissional da contabilidade, não pode ficar de fora.

 Já estão abertas as inscrições para a Convenção, basta acessar o link: https://www.even3.com.br/iii-convencao-de-contabilidade-de-roraima-407331/

 A convenção, que será no espaço Mosaico Eventos, foi planejada especialmente para profissionais, acadêmicos e empreendedores da área contábil e acontecerá nos dia 01 e 02 de dezembro deste ano. Não perca essa oportunidade.

GESTÃO DE RISCOS

Um dos princípios da boa governança consiste no gerenciamento de riscos e na instituição de mecanismos de controle interno necessários ao monitoramento e à avaliação do sistema, assegurando a eficácia e contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional.

À gestão de riscos, portanto, cabe o tratamento eficiente das incertezas, seja pelo melhor aproveitamento das oportunidades seja pela redução da probabilidade ou do impacto de eventos negativos, a fim de melhorar a capacidade de gerar valor e fornecer garantia razoável ao cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Em atendimento aos normativos públicos sobre a necessidade de adoção de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança, o CRCRR aprovou, em 2 de setembro de 2019, a Resolução CRCRR n°. 117, que instituiu a Política de Gestão de Riscos do CRCRR, com a finalidade de estabelecer os princípios, as diretrizes e as responsabilidades a serem observados e seguidos no processo de gestão de riscos integrados ao Planejamento Estratégico, programas, projetos e processos.

Já a Resolução CRCRR n°. 118, de 2 de setembro de 2019, aprovou o Plano de Gestão de Riscos do CFC, que dispôs sobre a metodologia para a aplicação correta, estruturada e sistemática da gestão de riscos, objetivando, com isso, garantir a correta adoção dos procedimentos, da análise de riscos e subsidiar a melhor tomada de decisões, proporcionando segurança razoável para o alcance dos objetivos dos programas, projetos e processos e, consequentemente, dos Objetivos Estratégicos do CFC.

O Comitê de Gestão de Riscos está definido na Portaria CRCRR n° 21/2022.

Relatório de Atividades

GOVERNANÇA

Considerada como a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração, para informar, dirigir, administrar, avaliar e monitorar atividades organizacionais, a Governança tem o propósito de melhorar o desempenho organizacional, contribuir para a redução dos riscos, alinhar as ações à estratégia do Sistema CFC/CRCs e prestar contas das atividades desenvolvidas para a sociedade.

Nesse sentido, a Política de Governança no âmbito do Sistema CFC/CRCs foi instituída pela Resolução CFC n.º 1.549, aprovada em 20 de setembro de 2018, com o objetivo de direcionar e monitorar as estratégias, políticas e planos institucionais, alinhando as ações às necessidades das partes interessadas, de modo a assegurar o alcance dos objetivos e a prestação de serviços de qualidade; aperfeiçoar os controles internos e implementar a gestão de risco aos processos e procedimentos de trabalho, garantindo sua eficácia e melhoria no desempenho das atividades; promover a comunicação aberta, voluntária e transparente, fortalecendo a participação social e o acesso público à informação, entre outros.

Os princípios fundamentais estabelecidos pela Resolução são transparência, ética, eficiência, integridade, equidade e accountability; sendo, este último, compreendido como o conjunto de boas práticas adotado pelas organizações públicas e pelos indivíduos que as integram, os quais evidenciam sua responsabilidade por decisões tomadas e ações implementadas, incluindo a salvaguarda de recursos públicos, a imparcialidade e o desempenho das organizações.

O acompanhamento e desenvolvimento das atividades é realizado pela Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance do CRCRR.

No CRCRR, a Governança compreende a seguinte estrutura:

Relatório de Atividades

Delegação de Competências

Delegação de competência é um ato discricionário por meio do qual se atribui temporariamente a outro agente a execução de determinada competência.

Por meio dela busca-se alcançar a segregação de funções administrativas, que consiste em atribuir a pessoas diferentes as responsabilidades de autorizar e registrar transações e manter a custódia dos ativos, ou seja, separar as funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização.

Com isso, o conflito de interesses e o exercício de atividades incompatíveis são evitados, reduzindo oportunidades que permitam a prática ou a ocultação de erros ou fraudes no curso normal de suas funções.

No CRCRR, a Portaria CRCRR n.º 044/2019 dispõe sobre a delegação de competências para a prática de atos relacionados a processos de contratação de obras, bens e serviços e demais atos administrativos, obedecidas as competências previstas no regimento interno e em outros atos normativos, a fim de segregar as funções administrativas e, consequentemente, propiciar maior controle e transparência aos processos e maior eficiência administrativa.

SOLENIDADE DA ENTREGA DE CERTIFICADOS DOS APROVADOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

FOTOS AQUI

No dia 18 de julho, o Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR) realizou a Solenidade de Entrega de Certificados dos Aprovados no Exame de Suficiência das edições 2022.2 e 2023.1. O evento ocorreu no auditório da Universidade Estadual de Roraima, e também contou com uma mesa-redonda sobre as Perspectivas da Profissão Contábil, que trouxe profissionais que são referências na profissão.

Nesta noite, também foi abordado sobre o funcionamento da estrutura de cada câmara e comissões integrantes do Regional, apresentada por cada vice-presidente e coordenadores, além da apresentação de ferramentas por parceiros. Desejamos sucesso aos novos profissionais!

Informações de registro diretamente por e-mail registro@crcrr.org.br ou por Whatsapp (95) 99114-5860.

Atas das Câmaras

CONTROLE INTERNO

2023

ATA DA 360ª REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – FEVEREIRO

ATA DA 361ª REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – MARÇO

ATA DA 362ª REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – MARÇO

ATA DA 363ª REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – ABRIL

2022

ATA DA 342° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – JANEIRO

ATA DA 343° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – JANEIRO

ATA DA 344° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – FEVEREIRO

ATA DA 345° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – FEVEREIRO

ATA DA 346° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – MARÇO

ATA DA 347° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – ABRIL

ATA DA 348° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – MAIO

ATA DA 349° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – JUNHO

ATA DA 350° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – JULHO

ATA DA 351° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – JULHO

ATA DA 352° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – AGOSTO

ATA DA 353° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – AGOSTO

ATA DA 354° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – SETEMBRO

ATA DA 355° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – OUTUBRO

ATA DA 356° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – NOVEMBRO

ATA DA 357° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – NOVEMBRO

ATA DA 358° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – DEZEMBRO

ATA DA 359° REUNIÃO DA CÂMARA DE CONTROLE INTERNO – DEZEMBRO

REGISTRO

2023

ATA DA 316ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – JANEIRO

ATA DA 317ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – FEVEREIRO

ATA DA 318ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – MARÇO

2022

ATA DA 304ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – JANEIRO

ATA DA 305ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – FEVEREIRO

ATA DA 306ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – MARÇO

ATA DA 307ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – ABRIL

ATA DA 308ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – MAIO

ATA DA 309ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – JUNHO

ATA DA 310ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – JULHO

ATA DA 311ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – AGOSTO

ATA DA 312ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – SETEMBRO

ATA DA 313ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – OUTUBRO

ATA DA 314ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – NOVEMBRO

ATA DA 315ª REUNIÃO DA CÂMARA DE REGISTRO – DEZEMBRO

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

2023

ATA DA 79ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – JANEIRO

ATA DA 80ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – FEVEREIRO

ATA DA 81ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – MARÇO

ATA DA 82ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – ABRIL

2022

ATA 68ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – FEVEREIRO

ATA 69ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – MARÇO

ATA 70ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – ABRIL

ATA 71ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – MAIO

ATA 72ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – JUNHO

ATA 73ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – JULHO

ATA 74ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – AGOSTO

ATA 75ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – SETEMBRO

ATA 76ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – OUTUBRO

ATA 77ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – NOVEMBRO

ATA 78ª REUNIÃO DA CÂMARA DE DESENPROF – DEZEMBRO

FISCALIZAÇÃO

2023

ATA DA 90ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – JANEIRO

ATA DA 91ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – FEVEREIRO

ATA DA 92ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – MARÇO

2022

ATA DA 78ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – JANEIRO

ATA DA 79ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – FEVEREIRO

ATA DA 80ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – MARÇO

ATA DA 81ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – ABRIL

ATA DA 82ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – MAIO

ATA DA 83ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – JUNHO

ATA DA 84ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – JULHO

ATA DA 85ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – AGOSTO

ATA DA 86ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – SETEMBRO

ATA DA 87ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – OUTUBRO

ATA DA 88ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – NOVEMBRO

ATA DA 89ª REUNIÃO DA CÂMARA DE FISCALIZAÇÃO – DEZEMBRO

História de Carreira Palmira Leão – Ex-Presidente do CRC-RR

Desde muito nova conheci a contabilidade através do Curso Técnico de Contabilidade. Foi a minha opção no ensino médio e após veio a escolha do Curso Superior que para mim não teve nenhuma dificuldade pois já estava me familiarizando com os conteúdos contábeis.

No período da Faculdade trabalhava em funções administrativas num órgão público, já concursada de nível médio. E o que me diziam era que o Curso de Ciências Contábeis iria me proporcionar muitas oportunidades nos concursos públicos.

Assim me mantive firme neste propósito e vim para Roraima, incentivada pela família, nesta busca.

Meu primeiro concurso foi para Professora na Universidade Federal de Roraima. Após aprovada começou o desafio de iniciar uma carreira nova (o da educação superior) e o que me motivava era o gosto pela Contabilidade. Procurava fazer com que os alunos entendessem que as teorias contábeis são bases para as boas práticas contábeis, e principalmente para as boas ações sociais.

Passei muitos anos ensinando e também me aprimorando profissionalmente. Tive a oportunidade de fazer o curso de Mestrado em Contabilidade e Controladoria na Universidade de São Paulo e esse foi o grande divisor de águas na minha carreira como profissional da contabilidade.

Fui servidora do Estado também concursada para Auditora Fiscal e sempre mantive firme o meu propósito de continuar a ministrar e coordenar cursos e projetos na área contábil agregando também a área tributária.

E quando eu pensava que a aposentadoria era o meu destino veio a provocação por parte de ex-alunas e amigas da profissão para me candidatar a Presidência do CRCRR.

O desafio foi aceito e a ousadia na composição da nossa Chapa 2, foi de ter todas as Vice-Presidentes mulheres. Conseguimos nos eleger. Somos referência no Brasil, por termos conseguido este feito e iniciamos uma nova caminhada, a da Gestão no Sistema CFC-CRCs.

Após 2 anos na Presidência do CRCRR fui escolhida para a ser a representante do CRCRR no Conselho Federal onde sou membro da Câmara Técnica, que tem com uma das atribuições a atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade.

O que fica de toda essa trajetória profissional é a gratidão por ter recebido tantas oportunidades e ter aproveitado todas elas. Algumas que deram certo e outras que foram grandes aprendizados. Muitos amigos conquistados e muita realização pessoal em ver e acompanhar o futuro promissor de muitos de meus ex-alunos.

História de Carreira Audry Torres – Atual Presidente do SESCON-RR

Quando iniciei minha carreira na contabilidade, logo tive a oportunidade de viver do empreendedorismo, e abracei a causa, através de uma dica de minha mãe, para empreender, e com isso, já se passaram 18 anos, entre trabalhar na área e estar à frente de uma empresa.

Tão logo, percebi o quanto é uma profissão importante, porém desprestigiada e com pouca representatividade feminina, não me conformei e arregacei as mangas (risos).

Com os anos entendi que precisava levar novas ideias, movimentar, fazer-me presente e apoiar as ações que poderiam dar uma nova performance do que é ser uma profissional contábil.

Buscar o protagonismo no empreendedorismo contábil, não é uma tarefa fácil, afinal, estar atenta aos números, liderar, gerir, cuidar da família, sem deixar de lado a sensibilidade feminina é uma missão que carrego na minha rotina diária com intensidade e amor.

Procurei me especializar, e manter-me atualizada, fiz duas pôs graduações, em auditoria e um MBA em Contabilidade em IFRS, atualmente sou aluna mestranda, e hoje conduzo uma empresa de contabilidade, uma de gestão de negócios e recrutamento, e estou à frente do Sindicato das Empresas de Contabilidade, Pericia, Assessoria e Informação – SESCON RR.  Escolher esse caminho, é escolher uma vida com emoção, é viver e respirar o empreendedorismo contábil, além de exercer um papel importante sobre a vida e os negócios de quem empreende e anseia pelo seu conhecimento.

Plano de Desenvolvimento de Líderes

Buscar a qualificação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento dos gestores e conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR). Essa é a premissa do Plano de Desenvolvimento de Líderes do CRCRR  (PDL).

O Plano, que faz parte da Política de Governança no âmbito do Sistema CFC/CRCs, é estruturado por programas temáticos, que representam as necessidades de capacitação identificada para os líderes do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima.

O PDL tem por objetivo geral desenvolver lideranças; aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes alinhadas ao planejamento estratégico; preparar líderes e gestores para uma atuação inovadora em busca de soluções eficientes e eficazes e formar um time de liderança mais coeso e gestores conscientes de seu papel na entidade.

Plano de Desenvolvimento de Líderes do CRCRR – 2022

CAMPANHA FIQUE EM DIA

Do dia 13 a 29 de abril estamos realizando a Campanha “Fique em Dia”. Para anuidades de exercícios encerrados, parcele em até 48x no boleto, desde que o limite da guia não seja inferior a R$ 70, e no cartão de crédito em até 18x. Aproveite o desconto de até 60% em cima de juros e multas, realize a simulação. Solicite pelo (95) 99114-5870 ou por e-mail: contato@crcrr.org.br.