Breve Histórico

CRCRR

Breve Histórico do CRCRR

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima foi criado em julho de 1995 através da Resolução do CFC nº 787/95, pelo presidente do CFC, José Maria Martins Mendes. Em janeiro de 1996 foi realizada a primeira eleição para composição do quadro de Conselheiros Efetivos e Suplentes do CRCRR em que foram eleitos os seguintes membros: Contador Manoel Dantas Dias, Contador Francisco Fernandes de Oliveira, Contador José Alves Pereira e o Técnico em Contabilidade Henrique Lopes da Silva Filho. Na instalação, o CRCRR recebeu do CRCAM registros ativos de pessoas físicas e de organizações contábeis.

Atualmente o Conselho possui 1.327 Registros de Profissionais ativos, e 130 Organizações Contábeis (dados atualizados em 28 de março de 2019). Na área de recursos humanos em 2008 o CRCRR contava com apenas três colaboradores (funcionários), sendo um diretor, um fiscal e um auxiliar administrativo. Atualmente o quadro de funcionários é composto por 9 profissionais contratados em regime de CLT, sendo 06 efetivos e 03 cargos comissionados.

O CRCRR é constituído de 09 (nove) Conselheiros Efetivos e, igual número respectivos de suplentes, eleitos na forma da legislação vigente, observada a proporcionalidade de 2/3 (dois terços) e 1/3 (um terço) de Técnicos em Contabilidade, com mandato de 04 (quatro) anos, podendo serem reeleitos, tendo com sede e foro a Cidade de Boa Vista.

O CRCRR é composto de:

• Órgãos Deliberativos: Plenário, Conselho Diretor, Câmara de Controle Interno, Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina e Câmara de Desenvolvimento Profissional.
  • Órgãos Executivos: Presidente, Vice-Presidente Administrativo, Vice-Presidente de Controle Interno, Vice-Presidente de Registro, Vice-Presidente Fiscalização, Ética e Disciplina e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
Conselho Regional de Contabilidade de Roraima