CFC e Conselhos Regionais entregam Relato Integrado ao Tribunal de Contas

CFC e Conselhos Regionais entregam Relato Integrado ao Tribunal de Contas

Por Fabrício Lourenço
Comunicação CFC

Aprimorar a transparência da informação e garantir coerência dos dados disponibilizados ao governo e à sociedade. Esses são alguns dos objetivos do primeiro Relatório de Gestão no formato de Relato Integrado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs),  entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 31 de maio.

O TCU adotou o Relato Integrado (RI) no final do ano passado para todas as unidades da Administração Pública Federal, com o objetivo de que a alta administração demonstre à sociedade como as estruturas de governança funcionam para mobilizar recursos visando alcançar os seus objetivos.

De acordo com a vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Florêncio Viana, “o Relato Integrado  baseia-se no processo de controle de gestão”. Ela reforça ainda que “o Sistema CFC/CRCs, ao adotar o RI, além de garantir transparência e melhorar a qualidade da informação, promove a correta aplicação das ações de governança e de esclarecimentos à sociedade, e especialmente à classe contábil, sobre a atuação dos Conselhos de Contabilidade em prol do desenvolvimento sustentável do país”.

O Relato Integrado do CFC apresenta visão geral organizacional, o ambiente externo do Conselho, o planejamento estratégico e governança, a gestão de riscos e controles internos e os resultados esperados pela gestão, alinhados aos objetivos estratégicos.

Para acessar o Relato Integrado do CFC, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Conselho Regional de Contabilidade de Roraima